Por Juliano Pupo
Alguns segundos podem ter custado a temporada do Philadelphia 76ers. Isso porque a equipe de Joel Embiid, James Harden e Tobias Harris já tinha consagrado sua vitória e fechado a série nos últimos minutos do jogo 6 contra o Toronto Raptors, mas, talvez empolgado por ter evitado a virada, o técnico Doc Rivers ainda mantinha Embiid em quadra.
Foi uma enterrada sua, inclusive, que deu o golpe final na equipe canadense – uma enterrada clássica, pousando com os braços abertos, marca registrada do pivô camaronês. Até aí, lindo… Não fosse o lance seguinte, quando Pascal Siakam infiltrou para a bandeja e, acidentalmente, acertou uma cotovelada no rosto de Joel. O desfecho você provavelmente já sabe: Embiid fora por tempo indeterminado, e Sixers sem sua principal arma para enfrentar o primeiro lugar da conferência leste, Miami Heat.
Até agora, as duas equipes fizeram apenas o primeiro jogo da série, mas já ficou evidente que o Sixers não terá vida fácil. Com uma atuação tímida de James Harden, com apenas 16 pontos e 5 assistências, Tobias Harris e Tyrese Maxey tentaram segurar a bronca, mas do outro lado estavam Bam Adebayo e Tyler Herro, ambos famintos para anotarem quase 50 pontos juntos.
Apesar de terem sido os destaques do time da Flórida, Adebayo e Herro não são nem de longe as únicas peças que o técnico Spoelstra tem às mãos. Pelo contrário, o treinador conta com um elenco versátil, tendo no banco opções como o próprio Herro e Victor Oladipo – sem falar em Kyle Lowry, que segue machucado. Tudo isso regido pela experiência de Jimmy Butler.
Pois é, mais uma vez o Miami Heat chega forte e promete esquentar tudo na conferência leste. Já do outro lado, esse é um bom momento para o Barba se redimir e tentar limpar a imagem de pipoqueiro em jogos importantes, porque se com Embiid já seria difícil parar o Miami, sem ele é uma missão quase impossível.